quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Renascimento cultural e cientifico




O profissional do futuro

O que é ser um profissional do futuro

Não existe formula que garantam o sucesso de um profissional, porém, de acordo com especialistas, alguns caminhos podem e devem ser seguidos. Cada vez mais exigente, o mercado de trabalho tem valorizado o profissional versátil, informado, flexível, estudioso, ético e criativo. Por exemplo, atualmente o executivo deve saber falar bem no mínimo dois idiomas, o inglês e o espanhol, fazer cursos de informática e ler bastante. Além disso, o profissional do futuro deve ser visionário, ou seja, enxergar além do horizonte.
Soma-se a essas características a ousadia, uma vez que um bom profissional não teme o desconhecido, o novo. Ele é, e precisa ser, um cidadão do mundo, isto é, deve estar apto a desenvolver sua atividade em qualquer lugar e a qualquer momento.
Finalmente, o nível de conhecimento. A especialidade é importante para uma empresa, porem, devido à concorrência acirrada, a pessoa que conhece bem diversas áreas tem mais possibilidades de ser contratada e de ascender.
Na verdade, estas eram algumas das qualificações de Leonardo da Vinci (1452 – 1519), um gênio do renascimento.
A extraordinária versatilidade de Leonardo da Vinci não foi um caso isolado, o renascimento abriu espaço para a manifestação de indivíduos intelectualmente curiosos interessados a um só tempo nas artes, nas ciências e na política, capazes de conduzir seu próprio destino. Esses indivíduos tornaram-se conhecidos como humanistas, “inventores da modernidade”.



Portado: por Bruno Luis numero 04 série1ºE.
Fonte: livro de historia, autores Myriam Becho Mota e Patrícia Ramos Braick

Nenhum comentário:

Postar um comentário