quinta-feira, 27 de agosto de 2009

O elo de uma vasta cadeia




O ELO DE UMA VASTA CADEIA

A expressão “Idade das trevas” surgiu na era moderna para designar mais de mil anos da vida européia, desde a decadência e a fragmentação do império romano até o renascimento. Era como se as luzes das antiguidades clássicas fossem apagadas, para serem acesas muitos séculos depois pelos autoproclamados herdeiros da cultura grego-romana, no chamado humanismo.



As trevas jamais chegaram a reinar absolutas. Desde o século VI os mosteiros ajudaram a preservar texto de autores pagãos e dos primeiros pensadores da cristandade. Dois séculos mais tarde, muitos eruditos cristãos trocaram os conventos pela corte de Carlos Magno. Ali desenvolveram uma atividade cultural intensa, que deu ao período a designação de “Renascimento Carolíngio”.
O intercambio entre os eruditos muçulmanos e cristãos aumentou no século XI e XII com as cruzadas. E a criação das primeiras universidades abriu novos espaços para a divulgação do conhecimento.
Segundo historiador Jacques Le Goff, estas pesquisas apontam para uma nova problemática: a questão da universidade. O homem tinha interesse em captar o universo e descobrir o lado oculto de seu cotidiano e mentalidade. Coube aos humanistas, com foram chamados os homens ligados a renovação da filosofia, da ciência e da literatura na modernidade, enfatizar a complexidade das transformações ocorridas na Europa Ocidental a partir do século XII. Com isto, tornaram um movimento renascentista não um fenômeno isolado, mas um dos elos de uma vasta cadeia que assinalou a transição da idade média para a idade moderna.




Portado: por Bruno Luis numero 04 série1ºE.Fonte: livro de historia, autores Myriam Becho Mota e Patrícia Ramos Braick


Um comentário:

  1. gostaria q tivesse mais explicações sobre esse assunto....
    pq não tem quase nada sobre ele ....
    precisa ter varias explicaçÕes...
    ok!!!!
    por favorr mimm atenda

    ResponderExcluir