terça-feira, 25 de agosto de 2009

Introdução Classicismo ou Renascimento










Classicismo



O Renascimento foi um importante movimento de renovação cientifica e cultural ocorrido na Europa durante os séculos XV e XVI. Com ele, iniciou-se a era moderna.



O homem no centro do universo


A base do Renascimento encontra-se no crescimento gradativo da burguesia comercial e das atividades econômicas entre as cidades européias, o que acabou estimulando a vida urbana.


O aperfeiçoamento da imprensa facilitou a difusão de novas idéias, contribuindo para o enriquecimento do ambiente cultural. As expedições oceânicas, por sua vês, alargaram a visão do homem europeu, pondo-o em contato com povos de cultura diferentes. O desenvolvimento da matemática e do método experimental propicia o surgimento das bases da ciência moderna.


Graças aos humanistas, numerosas abras gregas e latinas, de assunto literário, filosófico e cientifico, foram traduzidos e difundidas. O pensamento da época nutria-se da filosofia grega, e as obras de arte eram cada vez mais patrocinadas pela rica burguesia.


O estado sistemático das línguas desenvolveu-se bastante, surgindo as primeiras gramáticas das línguas modernas.


Por outro lado, os artistas- pintores, escultores, arquitetos- inspiravam-se nas obras dos antigos gregos e romanos, que se transformaram em modelos. Por isso mesmo, dizia-se que a gloriosa arte antiga estava renascendo.


O renascimento começou em Florença, na Itália em meados do século XV e foi adquirindo aspectos diferentes à medida que se difundia pela Europa. No entanto, manifesta sempre uma característica comum: a ruptura, em maior ou menor grau, com o forte teocentrismo.


O cristianismo, evidentemente, continua imperando, mas o homem renascentista já não parecia viver tão angustiado com as questões religiosas quanto vivera o homem medieval.


Portado: por Pedro Henrique numero 22 série1ºE.


Fonte: Livro didático de português do 2º grau do ensino médio de Leila Laura Sarmento e Douglas Tufano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário